
Resenha: O Homem mais inteligente da História – Augusto Cury
Sinopse:
O homem mais inteligente da história é fruto de 15 anos de estudos e pesquisas. Considerado por Augusto Cury a obra mais importante de sua carreira, este é o primeiro volume de uma coleção que vai abalar nossas convicções e transformar nossa visão do personagem que julgávamos conhecer tão bem.
Psicólogo e pesquisador, Dr. Marco Polo desenvolveu uma teoria inédita sobre o funcionamento da mente e a gestão da emoção. Após sofrer uma terrível perda pessoal, ele vai a Jerusalém participar de um ciclo de conferências na ONU e é confrontado com uma pergunta surpreendente: Jesus sabia gerenciar a própria mente?
Ateu convicto, Marco Polo responde que ciência e religião não se misturam. No entanto, instigado pelo tema, decide analisar a inteligência de Cristo à luz das ciências humanas. Ele esperava encontrar um homem simplório, com poucos recursos emocionais. Mas ao mergulhar na inquietante biografia de Jesus presente no Livro de Lucas, suas crenças vão sendo pouco a pouco colocadas em xeque.
Para empreender essa incrível jornada, Marco Polo vai contar com uma mesa-redonda composta por dois brilhantes teólogos, um renomado neurocirurgião e sua assistente, a psiquiatra Sofia. Juntos, eles irão decifrar os sentidos ocultos em um dos textos mais famosos do Novo Testamento.
Os debates são transmitidos via internet e cativam espectadores em todo o mundo – mas nem todos estão preparados para ver Jesus sob uma ótica tão revolucionária. Agora os intelectuais terão que lidar com seus próprios fantasmas emocionais e encarar perigos que jamais imaginaram enfrentar.

Autor: Augusto Cury
Editora Sextante
Páginas: 272
Ano: 2016
Resenha
O que faz um ateu convicto se tornar cristão? Esse fato aconteceu com o autor do livro O Homem Mais Inteligente da História ao iniciar sua pesquisa sobre a inteligência de Jesus.

Eis uma resenha difícil de ser escrita. Minhas expectativas em relação ao livro O Homem Mais Inteligente da História estavam muito altas e de fato a leitura foi muito interessante. Com sua escrita detalhista e rica em poesias filosóficas, Augusto Cury nos surpreende, mais uma vez, ao compartilhar conosco um dos seus maiores trabalhos de vida: a pesquisa sobre a inteligência de Jesus Cristo.
Ao longo da leitura vamos acompanhar a história do personagem Marco Polo, um psiquiatra ateu que é desafiado a estudar a personalidade de Jesus. Para isso, ele cria uma mesa-redonda composta por dois cientistas ateus e dois religiosos: Dr. Alberto é um padre do Vaticano, Dr. Thomas é um professor de teologia de Harvard, Dr. Michael é um cientista ateu e Marco Polo, nosso protagonista em questão. E para gerenciar a mesa temos uma colega de trabalho do Marco Polo, a Sophia, também uma cientista que apesar de não seguir nenhuma religião acredita em Deus.
O início do livro é dedicado quase que exclusivamente ao Marco Polo. O autor nos apresenta a vida desse personagem, onde já temos a oportunidade de conhecê-lo melhor o que vai ser fundamental para o restante do livro.
Passados alguns capítulos, a mesa-redonda finalmente ganha vida e é nesse momento que uma enxurrada de teorias, informações diferentes, questionamentos e análises são feitas sobre Cristo a partir do estudo do livro do evangelista Lucas. Os debates rapidamente ganham o conhecimento da população e começam a ser transmitidos ao vivo pela internet para todo o mundo. Ao mesmo tempo que diversas pessoas ficam interessadas nos estudos, alguns ficam um tanto quanto perturbados e isso fica claro quando situações muito estranhas começam a acontecer com os integrantes da mesa os colocando em perigo. E dessa forma vamos nos prendendo à leitura sempre com uma nova expectativa sobre o que estaria por vir.
Sobre o tema do estudo, eu achei incríveis as primeiras impressões que os personagens construíram após os primeiros estudos e percebi que ainda sei muito pouco sobre o evangelho. Devemos não apenas lê-lo e apreciá-lo. Devemos estudá-lo, destrinchar todas as palavras, pois cada um dá abertura a vários ensinamentos diferentes.
Esse livro é assim, repleto de reflexões e algumas descobertas e acredito que irá surpreender alguns leitores, sejam eles cristãos ou ateus. Sou cristã e gostei muito de mergulhar mais a fundo na leitura do livro de Lucas e confesso que fazer isso, ora sob o olhar científico, ora sob o olhar filosófico gerou uma experiência bem diferente em mim.

Contudo tenho apenas uma resalva para fazer. Alguns capítulos narram sonhos dos integrantes da mesa-redonda. Isso porque alguns deles, em certo momento, começam a sonhar com passagens do evangelho, como se estivessem vivenciando as cenas. No entanto, esses capítulos são ficção.
Alguns detalhes destacados, acredito eu, foram a forma como o autor Cury criou para aproximar o leitor da magnífica história de Jesus. Ainda não sei o que pensar sobre esses capítulos, o livro em si é uma ficção, uma vez que há personagens fictícios, como os estudiosos mencionados acima. Enfim, achei bem interessante a narrativa desses capítulos, mas acho que precisamos ter certo cuidado ao falar do Personagem mais incrível, perfeito, bondoso e inspirador que já pisou na Terra.
De forma geral, o livro me agradou bastante e foi o que eu imaginava: uma leitura repleta de ensinamentos, análises reveladoras e personagens com os quais possamos nos identificar em algum momento. Foi impossível passar um capítulo inteiro sem destacar pelo menos com trecho que se tornou importante para mim porque os livros do Augusto Cury são assim: uma verdadeira aula sobre como devemos controlar nossas emoções e como devemos nos tornar o protagonista de nossa existência. É gratificante ler todos esses ensinamentos e pretendo reler o livro, assim que puder, para assimilar mais os aprendizados que realizei ao longo da leitura.
O Homem Mais Inteligente da História é um livro que prende nossa atenção e nos faz mergulhar em pensamentos e críticas talvez até então nunca vistos. Certamente será uma leitura surpreendente para uns, reveladora para outros e gratificante para mim. Ele contará com mais alguns livros onde o autor discorrerá sobre mais análises sobre a mente de Jesus e já estou ansiosa para conferir essas pesquisas.

Fonte: http://versosenotas.blogspot.com/2017/03/resenha-o-homem-mais-inteligente-da.html
Para comprar esse livro que ajuda transformar a vida de quem lê entre em contato pelo WhatsApp abaixo:
Deixe seu Comentário